MAIO LARANJA: Mobilização Contra o Abuso Sexual Infantil

 

No Brasil, três crianças são vítimas de abuso sexual a cada hora. Dados do Instituto Liberta revelam que 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos, e que cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente todos os anos. No entanto, apenas 7,5% desses casos chegam ao conhecimento das autoridades — o que mostra que a realidade pode ser ainda mais grave.
Diante desse cenário, o Maio Laranja surge como uma importante campanha.

Em Itapema, a Polícia Civil reforça que a prevenção é a principal ferramenta de proteção. Observar mudanças de comportamento na criança — como isolamento, medo, agressividade ou atitudes sexualizadas — pode ser essencial para detectar um possível abuso.
A diretora do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV), Rosimeri Henschel, destaca a importância em conversar abertamente com as crianças sobre o corpo, os limites e o direito de dizer “não”.
Também é fundamental alertar sobre os riscos de aceitar presentes, convites ou manter contato com desconhecidos, inclusive pelas redes sociais.
Além disso, é preciso estar atento aos espaços frequentados pela criança e aos adultos do convívio familiar e social, já que, infelizmente, a maioria dos abusos é cometida por pessoas próximas, muitas vezes dentro da própria família ressalta a diretora.
Em caso de suspeita, busque ajuda. O CAVV de Itapema está disponível para acolher, orientar e encaminhar os casos com responsabilidade e sigilo. Endereço: Rua 238, nº 165, Sala 01.

Denuncie. Proteger é um dever de todos. Disque 100. Maio Laranja – A infância pede proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=