Vídeo: moradores questionam suposto despejo de dejetos na Praia Central; autoridades esclarecem situação

Um vídeo divulgado nas redes sociais levantou questionamentos entre moradores de Balneário Camboriú sobre um possível despejo de dejetos por navios atracados na Praia Central. O gerente comercial da Marina Tedesco, Gustavo Bauer, esclareceu o ocorrido.
Nas imagens, é possível ver um líquido de cor marrom sendo despejado no mar, o que gerou dúvidas sobre a procedência do material e se ele estaria sendo jogado diretamente do navio em mar aberto.
De acordo com Gustavo Bauer, a hipótese de despejo de dejetos é infundada, já que os navios seguem normas internacionais rigorosas. “Não é uma brincadeira, é um trabalho muito sério desenvolvido tanto por eles quanto por nós, jamais isso iria acontecer”, afirmou.
O gerente explicou que o vídeo mostra, na verdade, um procedimento de lavagem da âncora do navio antes de ser guardada. “O que acontece ali é que o navio fica no sistema de fundeio, ele está com a âncora largada da água, essa âncora firma na areia e quando sobe, ela sobre com os dejetos. Pode ver que ela joga água para lavar o ferro para não guardar com sal e areia e ela vai saindo a água e os dejetos do fundo mar, ou seja a areia”, detalhou.
A Costa Cruzeiros, companhia responsável pelo navio envolvido na polêmica, também se pronunciou. Em nota, a empresa explicou que as imagens mostram um procedimento regular e autorizado. “A Costa Cruzeiros esclarece que essas imagens se referem ao procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela. A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade”, informou.
(Portal Menina)